16 de jul. de 2017

Cinomose (cães)

Resultado de imagem para cinomose

A Cinomose é uma doença viral e altamente contagiosa que pode acometer cães de qualquer idade, raça ou sexo. Uma vez no animal, ele pode atingir vários órgãos e atuar em todo o organismo.
O vírus da cinomose sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido.
Esta doença não é transmitida para o homem, porém o mesmo pode carregar o vírus de um animal para outro.
A Cinomose leva muitos cães a morte ou então deixa sequelas, como tiques nervosos, tremores musculares, paralisia de um membro ou todos, dificuldade de andar; o prognóstico é ainda mais desfavorável em filhotes.
Qualquer alteração em seu animal vá diretamente a um Médico Veterinário!

Resultado de imagem para cinomose

Sinais clínicos

O animal infectado pode apresentar tosse, espirros, febre, secreções nasais e oculares, perda de apetite, apatia, vômitos, diarreia, falta de coordenação motora (andar de bêbado), tiques nervosos, contrações musculares involuntárias, convulsões e paralisia. Porém os sinais clínicos  e a evolução dos mesmos podem variar de animal para animal, sendo de acordo do estado do sistema imunológico do animal como um todo.
Quanto antes o cão for diagnosticado, maior a probabilidade de recuperação.


Transmissão

O vírus causador da cinomose é altamente contagioso. Os animais podem se contaminar por contato direto com outro animal ou por contato indireto, através de secreções (nasais, oculares ) ou excreções como fezes, fômites (um humano, por exemplo) e até por água e alimentos que contenham secreções de animais contaminados. Assim,o cão pode se infectar por via respiratória ou então digestiva.


Tratamento

O tratamento da cinomose consiste no tratamento dos seus sintomas e fortalecimento do sistema imunológico do animal, pois ainda não existe um tratamento específico pra esta virose.

Profilaxia
Resultado de imagem para cinomose

A melhor prevenção é a vacinação, além de consultas frequentes ao veterinário. O vírus da cinomose está presente nas vacinas V10 e V8. Os animais podem ser vacinados com a V10 ou V8  após as 6 primeiras semanas de vida, sendo que os filhotes devem receber 3 doses e após o reforço anual.
Evitar o contato com outros animais e fômites infectados, além de evitar que animais com o calendário incompleto (principalmente filhotes) circulem em ambientes públicos é importante para auxiliar na profilaxia.

Obs.: A vacinação deve ser feita por um Médico Veterinário, pois ele é o profissional apto a dizer se o animal está preparado para receber a vacinação.


Lembre-se: Qualquer alteração clínica ou no comportamento do seu animal leve diretamente a um Médico Veterinário!

Imagens obtidas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos