4 de out. de 2014

Importância do Colostro para bezerros recém-nascidos


Também chamado de leite “sujo”,o colostro é de grande importância para os bezerros recém-nascidos,pois é a forma de transferência da imunidade da mãe para o bezerro.
Devido à presença das imunoglobulinas,ele confere proteção contra doenças. Ao contrário do leite normal, o primeiro colostro é de 4 a 5 vezes mais rico em proteínas (onde se encontram as imunoglobulinas), minerais e vitaminas.
É produzido durante os três ou quatro primeiros dias após o parto.

Recomenda-se fornecer o colostro até no máximo 1hr após o parto e fornecer no mínimo 3L na 1a. mamada e 3L, 12hr após.Animais com mais de 40 kg ao nascer poderiam receber 4 L. Se o bezerro não mamar, deve-se forçar o consumo com a ajuda de sonda esofágica.
O momento do fornecimento do colostro também é de fundamental importância,algumas pesquisas mostraram que a absorção de imunoglobulinas começa a cair após 30 minutos do nascimento e que, 24 horas após, a absorção é igual a zero. Isto se deve à ação de enzimas que passam a ser secretadas em maior quantidade e que destroem os anticorpos e, também, devido a redução na possibilidade de absorção das células epiteliais seja devido à sua maturação ou ação de microorganismos.

E um trabalho feito na década de 70 nos EUA mostrou que,após o contato com bactérias ambientais patogênicas (Escherichia coli) em animais que não tinham tomado o colostro ficavam doentes e muitos morriam,enquanto os que tomaram o colostro não adoeceram.


Fontes: http://www.megaagro.com.br/lecheria/art_bez_nascimento.asp
             http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matler.asp?newsId=742
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos