19 de jul. de 2014

Febre Maculosa em Animais




A febre maculosa,febre do carrapato, febre negra ou doença azul como também é conhecida,é causada pelo carrapato-estrela infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii.
Se não diagnosticada a tempo e tratada pode levar o animal a morte.
Pode infectar roedores como capivara e em gambás, coelhos, cavalo, gado, cão e principalmente o homem.
Uma particularidade na transmissão é que o carrapato demora de 4 a 6 horas para infectar o organismo no qual está aderido. Assim, é importante eliminar o mais rápido possível os carrapatos da pele, quando ocorre uma infestação.
A ocorrência da doença no Brasil é bastante esporádica, em áreas rurais, encontrando-se apenas focos em algumas regiões.

Sintomas

No cão, uma das únicas espécies animais a demonstrar sinais clínicos da doença, os sintomas podem ser leves e passarem desapercebidos. Alguns cachorros, porém, podem adoecer com sintomas parecidos com os da erlichiose (febre alta, falta de apetite, manchas ou pontos avermelhados pela pele, rigidez,respiração difícil, vômito, diarreia, edema na pata e no focinho, sangramento nasal, na urina e nas fezes. )

Diagnóstico

Consulta veterinária e por meio de um  teste sorológico.

Tratamento

Antibióticos como doxiciclina revertem os sintomas em um ou dois dias, desde que a doença seja tratada logo no começo. .

Prevenção 

Evitar os carrapatos é a melhor forma de prevenir esta,e outras doenças do carrapato.É importante  a higienização do ambiente por completo,além de se lembrar de manter a grama do jardim sempre curta, para evitar que carrapatos se escondam por baixo das folhas.

Deve-se fazer também visitas rotineiras ao veterinário,principalmente se notar qualquer mudança em seu comportamento.



Fontes:  http://www.saudeanimal.com.br/maculosa.htm
          http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=febre_maculosa.htm
         http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/carrapatos-em-cachorros/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos